Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Adx
Minha Escolha
Vestibular Doctum
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Doctum Juiz de Fora produziram um mobiliário lúdico, feito a partir de materiais de reaproveitamento das obras realizadas na unidade, que foi destinado para uma escola pública local, com a finalidade de promover a integração social de alunos, professores e funcionários.
O mobiliário foi projetado ao longo do primeiro semestre de 2019, executado durante o mês de junho, e a entrega aconteceu no dia 3 de Julho, para a Escola Escola Estadual Clorindo Burnier, no bairro Barbosa Lage. A escolha dessa escola se deu a partir de um estudo prévio que constatou a carência no local de espaços que permitiam integração e conforto com qualidade plástica.
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do oitavo período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Doctum, durante as aulas da disciplina de Projeto Executivo, sob orientação do professor Filipe Ribeiro.
O mobiliário selecionado para ser entregue é de autoria das alunas Nádia Gonçalves Leite, Juliana Elias Neves e Roberta Ibraim de Avila, que contaram com o auxílio de professores e funcionários do setor de obras da Doctum na execução, no campus Dom Orione.
Segundo o professor Filipe Ribeiro, a ideia da proposta foi aproximar teoria e prática. “É importante que o aluno conheça e entenda as possibilidades e limites dos materiais, para que possa se tornar um projetista melhor e também para que valorize o trabalho dos executores”, explica. Ainda de acordo com o ele, a construção de um mobiliário modular, que pudesse assumir diversas formas e configurações, foi pensada para promover a integração social entre usuários, além de possibilitar usos individuais.
Uma das alunas responsáveis pelo projeto, Nádia Leite, conta que a experiência foi única, divertida e muito especial. “Com imenso prazer nós desenvolvemos cada detalhe pensando no dinamismo e alegria que ele traria para os alunos, e vê-los felizes com o resultado nos motivou para futuros projetos sociais como esse. Agradecemos à Rede de ensino Doctum pela oportunidade e ao nosso orientador, Filipe Ribeiro, por todo ensinamento e ajuda no decorrer das orientações”, relata a estudante.
Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Doctum de Juiz de Fora, Ana Carla Carvalho Schirru, o projeto materializa a proposta do curso que é priorizar a integração da teoria e prática, e valoriza a extensão, ponto forte de projeto. “Poder servir e presentear uma escola pública, com um mobiliário que propõe a relação social e a valorização do ambiente escolar, é muito gratificante. Essa atividade transforma a trajetória acadêmica dos alunos envolvidos e os aproxima da realidade local”, finaliza.
Alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Doctum Juiz de Fora produziram um mobiliário lúdico, feito a partir de materiais de reaproveitamento das obras realizadas na unidade, que foi destinado para uma escola pública local, com a finalidade de promover a integração social de alunos, professores e funcionários.
O mobiliário foi projetado ao longo do primeiro semestre de 2019, executado durante o mês de junho, e a entrega aconteceu no dia 3 de Julho, para a Escola Escola Estadual Clorindo Burnier, no bairro Barbosa Lage. A escolha dessa escola se deu a partir de um estudo prévio que constatou a carência no local de espaços que permitiam integração e conforto com qualidade plástica.
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do oitavo período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Doctum, durante as aulas da disciplina de Projeto Executivo, sob orientação do professor Filipe Ribeiro.
O mobiliário selecionado para ser entregue é de autoria das alunas Nádia Gonçalves Leite, Juliana Elias Neves e Roberta Ibraim de Avila, que contaram com o auxílio de professores e funcionários do setor de obras da Doctum na execução, no campus Dom Orione.
Segundo o professor Filipe Ribeiro, a ideia da proposta foi aproximar teoria e prática. “É importante que o aluno conheça e entenda as possibilidades e limites dos materiais, para que possa se tornar um projetista melhor e também para que valorize o trabalho dos executores”, explica. Ainda de acordo com o ele, a construção de um mobiliário modular, que pudesse assumir diversas formas e configurações, foi pensada para promover a integração social entre usuários, além de possibilitar usos individuais.
Uma das alunas responsáveis pelo projeto, Nádia Leite, conta que a experiência foi única, divertida e muito especial. “Com imenso prazer nós desenvolvemos cada detalhe pensando no dinamismo e alegria que ele traria para os alunos, e vê-los felizes com o resultado nos motivou para futuros projetos sociais como esse. Agradecemos à Rede de ensino Doctum pela oportunidade e ao nosso orientador, Filipe Ribeiro, por todo ensinamento e ajuda no decorrer das orientações”, relata a estudante.
Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Doctum de Juiz de Fora, Ana Carla Carvalho Schirru, o projeto materializa a proposta do curso que é priorizar a integração da teoria e prática, e valoriza a extensão, ponto forte de projeto. “Poder servir e presentear uma escola pública, com um mobiliário que propõe a relação social e a valorização do ambiente escolar, é muito gratificante. Essa atividade transforma a trajetória acadêmica dos alunos envolvidos e os aproxima da realidade local”, finaliza.